Com mais de 1400 colaboradores, o Grupo AIZ desenvolve, há quatro anos, equipamentos que vão desde manipuladores, guindastes, máquinas anfíbias, implementos rodoviários, agrícolas, peças, customização de máquinas, além de fazer locação para diversos segmentos. Agora, a empresa tem se destacado por ser pioneira na operação remota não tripulada, novidade no mercado brasileiro.
O sistema de máquinas remotamente controladas teve início no setor de mineração, em Minas Gerais. Após ótimos resultados, isso permitiu transferir a tecnologia para outros segmentos, tais como florestal, agrícola, infraestrutura (escavação de túneis), portuária etc. Sempre se está buscando novas soluções que atendam os clientes e suas necessidades e em conjunto com os estes. O objetivo é criar alternativas inovadoras. Atendendo este princípio, destaca-se operação em Minas Gerais onde na mesma planta tem-se em atividade: trator de esteira, track dumper, escavadeiras 20 e 36 tons, caminhões caçamba 8x4, sendo que todos são operados remotamente.
Outra atividade importante dentro do grupo é a fabricação de implementos rodoviários com destaque para as caçambas basculantes, dollys, graneleiros, dentre outros, finalmente, o Grupo tem uma operação inovadora no que diz respeito à venda de caminhões já com implementos. Compra-se o caminhão, fabrica-se o implemento e coloca-se à disposição dos clientes um produto pronto para trabalhar.
Olhar para o futuro com otimismo e inovação tecnologia é o meio de entender e atender as necessidades de cada cliente, não oferecendo apenas mais um produto – tornou-se fundamental participar do desenvolvimento do futuro.
O Grupo terá, ao final de 2021, realizado investimentos na construção de uma nova fábrica de implementos, e tem-se ainda uma programação de investimentos nos próximos cinco anos para o desenvolvimento de máquinas e caminhões pesados elétricos e remotamente controlados.